Origem do Dia da Secretária




O dia 30 de setembro foi escolhido para homenagear as secretarias devido ao nascimento de Lilian Sholes, em 1850. Filha de Christopher Sholes, ela foi a primeira mulher a usar a máquina de escrever, equipamento que na verdade foi criado pelo seu pai.

Quando o nascimento de Lilian Sholes completou 100 anos, algumas fabricantes de máquinas de escrever realizaram concursos, com o objetivo de eleger a melhor datilógrafa. Como muitas secretárias começaram a participar deste tipo de evento, o último dia de setembro se tornou uma ocasião importante para elas.

No estado de São Paulo, o dia 30 de setembro é reconhecido pela lei como o Dia da Secretaria. A mesma data comemorativa, só que em nível internacional, acontece sempre na última 4ª feira do mês de abril.

Acredita-se que a origem da profissão de secretária esteja no Antigo Egito, quando o imperador elegia o seu escriba, ou seja, um homem de confiança que tinha o domínio da escrita no reino. Nesta civilização, este ‘secretário’ tinha como obrigação de escrever cartas e classificar arquivos.


Comentários

Postagens mais visitadas